DIY Sketchbook

Olá pessoas, no post de hoje vou ensinar a fazer um sketchbook, que também pode ser chamado de moleskin. Esse tutorial vai ser um pouco extenso, mas fiz questão de deixar tudo bem explicado.  Basicamente, o sketchbook consiste em um caderno de desenho ou anotações. Como eu curso design, preciso estar constantemente aprimorando meus desenhos e projetos, para isso eu uso muito esse caderno. Já deixando de antemão, a ideia desse caderninho é ser um local onde você deposita sua criatividade e imaginação. Uma boa dica é não se prender a beleza do conteúdo, rabisque e crie livremente. Pense em um bloquinho de rascunhos e liberte-se nele. Dependendo do tamanho você pode levar na bolsa e carregar para onde você for. No meu caso, a rua é onde eu mais me inspiro e me sinto a vontade para desenhar o que vejo e o que imagino. Porém, sempre tem um porém, né? O preço desse queridinho não é muito agradável, a maioria das papelarias metem a mão. Logo, sou eu quem faço os meus próprios caderninhos de desenho, gastando pouco, de verdade. Quer saber como? Então continue lendo o post, espero que goste 🙂

Materiais necessários:

Cola escolar, cola polar, pincel (para espalhar a cola e não enrugar),  tesoura, caneta (para demarcar), linha de crochê (eu comprei uma de 8m e até sobrou, mas isso depende de qual técnica de costura você usará) ou outra mais grossa que a linha comum de costura, régua, folha tipo sulfite, bloco de folha A4 ou A3 (isso vai depender do tamanho que você vai querer que fique o seu sketchbook. Se quiser do tamanho A4 você deve usar o bloco do tamanho A3 ou se quiser que o caderno fique do tamanho A5 faça o uso do bloco de folhas A4. A média de preço é de 20 reais. Outra coisa muito importante é definir para que você usará o seu sketchbook, pois a gramatura das folhas influenciará nisso. No meu caso eu faço desenhos que podem levar aquarela, então o ideal é a gramatura de 140g à 180g, eu optei por 140 mesmo), agulha (uma mais grossinha), papel craft, cartão papelão e/ou cartolina mais grossa, tipo canson (para fazer a capa, e é claro, do tamanho maior que o do bloco de folhas) e prendedores de folha (para ajudar na costura).

 molde instagram.png

Como fazer?

  • O primeiro passo é destacar todas as folhas do bloco e dobra-las ao meio, faça isso com todas as folhas. Una-as formando 3 ou 4 blocos de folhas:folded-sketchbook-pages.jpg

 

  • Segundo passo é demarcar, com uma régua, em uma folha sulfite as medidas com as distâncias dos furos que receberam a linha no momento de costura (ausente na foto). Ela servirá de molde para furar as folhas dobradas. Esse processo de furo pode ser feita com a própria agulha no local marcado pelo molde. Antes de furar aplique sobre o bloco o fixador de folhas para que fiquem certinhas, caso tenha um instrumento mais rígido para furar ou então coloque o molde sobre cada folha e fure-as uma por uma.
  • Terceiro passo é costurar, fique atento no momento de unir as folhas formando um bloco, certifique-se de estarem unidas. A costura começa de trás para frente. No final de cada bloco não dê nó, continue a costura unido esse primeiro bloco com o bloco seguinte. Quando chegar no ultimo bloco dê um nó firme.

step6_9-sewingbook-diysketchbook.jpg

  • Depois de todas folhas estiverem unidas, o próximo passo é fazer a capa. Existem 2 maneiras de fazer essa etapa.

Na primeira maneira é necessário usar o papel paraná, papel craft ou a cartolina com uma gramação grossa. O corte para capa depende do tamanho das folhas dobradas. Se você usou o bloco A3, ao dobrar as folhas o tamanho fica no formato A4, então você fará 2 cortes no cartão de papelão , por exemplo, do tamanho da folha A4 + 1 espessura da altura da folha A4 e com comprimento relativo a espessura do bloco de folhas dobradas, que já estão unidas pela costura. Se você usou o bloco tamanho A4 ao dobrar as folhas ficará do tamanho A5, então terá que cortar no cartão de papelão 2 folhas A5 + 1 espessura da altura da folha A5 e o comprimento do tamanho conforme a espessura do bloco formado. Logo após, você deverá unir a capa e o bloco de folhas formado. É necessário passar a cola ou aplicar uma fita rígida na lateral do bloco, onde fica a costura e colar o molde mais fino. Faça o mesmo com os dois outros moldes que ficaram na parte da frente e na parte de trás do caderno, colando-os sobre a primeira e a última folha do bloco. Para finalizar, coloque e cole o caderno, já com a capa, sobre o papel contact, um papel colorido, um tecido ou uma imagem impressa para decorar a capa do sketchbook e unir completamente os moldes colados no caderno.

 

Na segunda maneira você poderá colocar, aberto, o bloco de folhas costurado sobre o cartão de papelão. Assim, você saberá qual tamanho do papelão cortar, mas é importante lembra de que ao fechar o caderno, que está se formando, a folha precisará esticar, então corte o cartão em um tamanho maior que o próprio caderno. O resultado ficará assim: DSC04249

  • DIY TUTORIAL VIA PINTEREST
  • 1bc63f6bcc7422a68dc1c8e142138521adc0f5eb01dfd83f821683c5e87fbc0dmoleskine1
  • Colagens são ótimas técnicas para decorar a capa, então fica a dica. Além disso, você poderá colocar no seu sketchbook elástico para fechar e marcador de páginas também 🙂 Abaixo disponibilizarei algumas imagens para vocês se inspirarem e também indicarei videos para melhor entendimento. Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida deixe nos comentários. Não esqueçam de ajudar a divulgar o post, conto com sua ajuda.

Link videos tutorials:

– Por Paula Ribeiro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s