Faculdade de Letras.

Quem me conhece sabe que meu sonho sempre foi fazer direito em uma federal, mas quando eu fiz o Enem vi que não daria para passar. E então, eu quis me garantir na minha segunda opção, letras. No início senti medo e fiquei preocupada, eu poderia estar tirando a vaga de alguém que realmente queria estar ali.

Assim que comecei o curso me apaixonei, pelo ambiente, pelas disciplinas e entendi o real motivo de não ter passado no vestibular para direito, o meu lugar era ali, naquela faculdade, com aquelas pessoas, estudando o que eu amo.

O tempo foi passando e o dinheiro apertando, tá aí o que ninguém conta, a passagem é cara, o lanche também e a xerox mais ainda. Eu sentia que precisava de dinheiro já que estava ficando pesado para os meus pais, afinal, eu era uma estudante desempregada que só dava despesas. Decidi que era hora de trabalhar, mas como se a faculdade é integral? Um estágio era o caminho, mas onde procurar? O que teria que fazer? Quem poderia me passar as informações? A resposta é simples, quem tem boca vai à Roma!

Depois de muito perguntar, fui encaminhada à Cre, um lugar que me direcionou para a melhor experiência da minha vida. Tudo foi tão rápido, quando vi estava em uma escola municipal auxiliando uma criança especial, um autista, no início foi muito difícil, recebi diversas críticas e cheguei a ser injustiçada, chorei, reclamei, pensei em desistir, mas ao invés disso, eu amadureci.

O estopim do meu desespero no estágio foi quando uma mãe disse para a direção que eu estava agredindo o filho dela, eu não entendia como uma pessoa poderia ser tão ruim, prejudicar uma jovem tão amável a troco de nada? Pois é, nada é fácil nessa vida, mas não podemos desistir porque no final tudo da certo!

Decidi que era hora de mudar a minha postura, parar de ser a estagiária boazinha e agir como deveria, ninguém nos paga para ficarmos até depois da hora, tampouco para apanhar de filho dos outros ou fazer o trabalho das professoras, mas as pessoas te exploram, tudo sempre sobra para o lado mais frágil, mas isso serve para que a gente cresça e não aceite as humilhações, muito menos os abusos.

Mas nem tudo é ruim, conheci crianças incríveis que mal tinham roupas, quem dirá oportunidades e eu, uma simples estagiária tive a honra de apresentar sonhos para cada uma delas e elas me retribuíram da melhor forma que poderiam, me deram amor e demonstravam das formas mais lindas, me davam desenhos, arrancavam flores para me dar e me abraçavam mais vezes do que eu poderia acreditar.

Enfim, a jornada é difícil, mas a recompensa é imensa, nada paga a alegria de uma criança.

Caroline David

5 comentários em “Faculdade de Letras.

  1. Oi!
    No meu caso tá sendo o contrário, eu conclui o curso de direito mas sempre quis letras. Porém, eu deixei isso de lado por um tempo e eu segui achando que Direito era o certo pra mim, me enganei.
    Eu amo o curso, amo e sou grata por tudo que aprendi, mas não me vejo nessa profissão sabe?
    Desde pequena eu brincava de dar aula pra alunos invisíveis haha, tinha uma lousa improvisada e eu amava escrever e fingir que estava ensinando algo, e a matéria de português sempre me encantou.
    Eu coloquei na cabeça que agora quero cursar letras, não é fácil, mas espero chegar lá. E entender um pouco de tudo isso que você viveu.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Bruna, tudo bem? Então, eu iniciei a faculdade de direito, mas não fiquei nem por um período, depois que você conhecer a energia de letras não vai querer mais outra coisa, espero que você consiga cursar e se sinta tão realizada quanto eu, tenho certeza que você não vai se arrepender, é uma profissão muito gratificante, te desejo tudo de melhor, beijos de luz!
      Ps: desde que pequena a lousa sempre foi meu passatempo preferido haha

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

