Cronograma Capilar.

Alô, alô!

Há poucos dias atrás estive na casa de uma amiga que me contou estar passando por uma nova fase em sua vida onde queria assumir seus cachos para o mundo e foi pensando nela que decidi escrever um pouco sobre o cronograma capilar – tão querido para nós que estamos e passamos pela fase de transição.

Eu decidi parar com as escovas quando tinha 17 anos, e como fazia regulamente, foi uma batalha para aceitar a raiz “saltada” e sem química com o resto do cabelo que estava liso. Não era bom ver que as outras meninas pareciam bem cuidadas enquanto eu fiquei mais aos trapos do que a Carrie no início do filme (Carrie, a estranha), mas eu sabia que a estrutura dos meus fios não iria aguentar nem mais uma escova por estarem quebradiços e elásticos.

Nesse contexto desesperador eu comecei a procurar receitas na internet e testar sempre que podia – veja bem, eu sempre me aventurei em receitas caseiras porque as frutas e óleos trazem um benefício muito grande para qualquer fio, seja liso ou enrolado – e achei o queridinho cronograma capilar.

Antes de explicar como funciona e os pormenores é importante ressaltar que a fase de transição demora e que cada pessoa tem o seu próprio tempo, eu demorei (como minha amiga diz) dois fucking anos para ter meu cabelo totalmente livre de química e o período de um mês do cronograma ajuda como norte para saber quais são as necessidades que a juba está passando.

Mas calma! Vale muito a pena esperar esse tempo, além de recuperar os fios e ficar linda, ao assumir os cachos você se redescobre como pessoa e descobre a sua identidade, além de passar por um processo de auto aceitação que vai mudar muito a sua vida – e isso é um tema que vamos conversar mais à frente.

  • Hidratação: Cabelos com pontas duplas e ressecados precisam! A hidratação serve para devolver água para os fios e máscaras à base de frutas, vegetais e vitaminais são características desse tópico.
  • Nutrição: Cabelos secos, com frizz, sem forma e sem brilho precisam de nutrição. Máscaras de nutrição têm por sua base óleos vegetais e manteigas. É povo, usem e abusem do óleo de coco, é de Deus!
  • Reconstrução: Cabelos quebradiços e com a estrutura comprometida (lê-se:fios elásticos). Máscaras de reconstrução são à base de queratina e miga, sua louca, use com moderação!

Obs.: 48H é o tempo de atuação de cada produtinho, nada de fazer hid/nut/rec antes!

Receitinhas caseiras:

  • Meio abacate batido + 1 colher de sopa de azeite extra virgem + 2 colheres de sopa de mel + máscara.
  • Óleo de coco em cada mecha do cabelo com os fios secos. – noturna.
  • Maisena + máscara + óleo de coco.

Então é isso, espero que tenham gostado, até uma próxima!

Jade Goulart

17 comentários em “Cronograma Capilar.

  1. Estou passando pela mesma situação. Foram rios de dinheiro, se contar cada escova e progrssiva que já fiz em salão, sem falar das horas fazendo sozinha em casa, dos produtos, etc. E agora que penso em voltar com os cachos, vejo meu cabelo todo…. arg. A frente dele mesmo, ta um horror, eu taco creme mas não adianta, a raíz ta alta, ta uma porcaria. E eu fico tipo, fiz minha mãe gastar todo esse dinheiro pra nada? Aí fico naquela encruzilhada, sem saber o que fazer, se volto a alisar, se entro nesses cronogramas….
    Enfim, abraços o/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Thai, eu vou ser sincera com você, o caminho nunca é fácil! No seu lugar eu cortei meu cabelo e resolvi conhecer mais a fundo a minha identidade, que tipo de fio eu possuía e os melhores tratamentos que podia ter para com ele, e quando esse período de transição passa as coisas ficam mais fáceis, você deixa de ser dependente de salões e é reconhecida pelos teus lindos cachos, vai por mim, as coisas mudam e você aprende a se enxergar de uma forma completamente diferente e motiva outras meninas a seguir o teu exemplo!Eu espero que você tire o melhor para si, e lembre-se que você é linda de qualquer forma, tudo bem? Muita luz na sua vida e feliz dia das mulheres

      Curtir

    1. Muito obrigada! Eu sempre tive vontade de fazer um post que ajudasse nas dúvidas de meninas que querem passar por essa fase tão complicada mas que vale muito a pena também, depois que eu passei por esse momento na minha vida, aprendi a me amar muito mais, só quem passou entende, não é? Espero que você tenha muita luz e passe mais vezes por aqui, feliz dia das mulheres

      Curtir

  2. Olá! Nem me fala em química! Depois que meu filho nasceu meu cabelo caiu muito e nada mais consertou. Fiz umas luzes e aí que ficou fraco mesmo. Resolvi, então, parar com todo tipo de agressão e adotei a técnica do NO POO (sem uso de shampoos). Está dando certo! Estou conseguindo deixar o cabelo natural e livre de químicas. Parabéns pelo post! Sucesso para você!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi! Pois é, a gente sempre nota a diferença no cabelo quando se vê livre de todas as químicas, não é? Ele fica mais leve e eu sinto que tem maior movimento, eu amo, não troco meus fios naturais mais por nada desse mundo! hahaha Muito obrigada pelo seu comentário, passe sempre por aqui! Vou adotar a técnica de NO POO para dizer o que acho, obrigada pela dica! 😉 Beijocas!

      Curtir

Deixe um comentário

